top of page

1º EP Estreia - Conhece o Mãos de Resina


Olá a todos

Sejam bem-vindos ao 1º episódio do Mãos de resina, o canal de escalada Português que te dá a conhecer o mundo deste desporto no nosso país.

O Mãos de resina vai-te dar a conhecer o que está a acontecer de interessante, e quem são as pessoas que desenvolvem a escalada em Portugal.

Se estás ou queres iniciar neste desporto, o Mãos de Resina mostra-te ainda o que é a escalada, onde e como praticares de forma segura para que te possas divertir sem problemas.

Por isso fiquem por perto!

No primeiro episódio temos UMA INAUGURAÇÂO em LEIRIA, ESCALADA na ponte 25 abril e AINDA COMO CONTRIBUIRE PARA A ESCALADA NACIONAL, MAS ANTES VAMOS ATÉ AO NORTE, em TABUAÇO onde OCORREU O Encontro de escalada WARNING TRIANGLE no fim de semana passado. O encontro foi organizado pelo Grupo de Montanhismo de Vila Real e contou com cerca de 20 escaladores de várias zonas do Norte e Centro do País. Muita escalada em granito e boa disposição marcaram o encontro. Para sabermos mais pormenores acerca do encontro WARNING TRIANGLE, entrevistámos o Carlos Rodrigues membro da direcção do grupo de montanhismo de vila real.

Obrigado Carlos. Se quiserem saber mais sobre o Carlos e o Grupo de Montanhismo de vila real sigam-nos na página de facebook ou no website. De Tabuaço passamos para Leiria onde foi re-aberta a parede de escalada do Parque radical da cidade.

Em comunicado, o Presidente da Federação de campismo e montanhismo de Portugal, João queiros conta que o renovado complexo de Escalada sofreu obras de requalificação.

Sendo certificado pela TOP30, está preparado para a prática de bloco e de dificuldade. Com 10m de altura e 125 m2 de área escalável, está aberto a todo o público SEM horários NEM restrições, nesta que é uma das melhores estruturas do género para a prática de escalada em Portugal.

A Gestão deste novo espaço fica a cargo do NEL, o núcleo de Espeleologia de Leiria, que convida todos os interessados a virem até lá testá-la.

Passamos agora para o Projeto TITÃ. Este projeto levado a cabo pela Sociedade de equipadores anónimos, tem como objetivo reequipar em titânio as falésias de escalada do litoral Centro-Sul de Portugal. Muitos dos equipamentos situados nestas zonas têm sofrido bastante erosão, e não se apresentam em condições para a prática em segurança.

Por isso é bastante importante o contributo de todos os envolvidos, para evitarmos acidentes antes que eles ocorram.

Uma das formas de ajudares este projeto é juntares-te ao grupo ESCALDA DESPORTIVA no facebook e comprares a t-shirt oficial do grupo.

Acompanhem tudo no site da SEA e no grupo Escalada Desportiva.

E agora… 25 de Abril. Mais precisamente a ponte sobre o Tejo. Foi lá que Leopoldo Faria se aventurou a escalar em solo, um dos Pilares da ponte. Depois do sucesso que o seu primeiro filme “AMIN BRAKK” fez junto do publico, eis que tem novo projecto em mangas. Como é que ele o fez? Sigam-no no seu facebook oficial para mais informações, e dêem ideias de como gravar uma versão integral do vídeo.

Não podemos terminar sem antes lembrar que o 2º Seminário “ALPINE CLIMBERS” organizado pela Espaços Naturais, já está a ser preparado. O novo programa vai sendo divulgado no facebook oficial da Espaços Naturais, e podem acompanhar o seu desenvolvimento também no website. O programa contará com workshops e palestras ligadas ao alpinismo e escalada.

Terminamos assim o primeiro Mãos de resina.

Não se esqueçam de nos seguir no facebook e no twitter para terem mais novidades frequinhas. Eu estou de volta no próximo episódio, até lá, fiquem bem - escalem muito.

bottom of page