top of page

5º EP Escalada na Escusa por Ricardo Alves Photography


Olá a todos, bem-vindos a mais um programa do Mãos de Resina.

Hoje fazemos-te chegar mais informação acerca de vários cursos de escalada, como contribuir para o projeto de escalada Invernal de Paulo Roxo e mostramos-te ainda a nossa conversa com o fotógrafo Ricardo Alves que publicou recentemente a sua foto reportagem sobre escalada na Escusa no Alto Alentejo.

Começamos com o evento “Mizarelar”. Nelson Cunha conta-nos que No mesmo dia, vai ser possível ter dezenas de praticantes a subir e a descer a Mizarela em simultâneo. Tambem haverá pessoas a caminhar à volta, Ou seja, uma oportunidade de se encontrarem e conviverem praticantes autónomos de várias atividades como escalada, caminhada, canyoning, entre outras.

O custo de inscrição são 25€ inclui jantar, t-shirt e outras ofertas surpresa, e a organização é da Escola de Montanha. Têm Mais informação sobre o Mizarelar no evento no Facebook.

A Escola de Montanha está também a organizar um ciclo de 3 formações de formação em escalada, desta vez direcionado a professores. Será no Norte Centro e Sul, e a primeira é já de 22 a 25 de Outubro no Norte, em Esposende. O formador será o Nelson Cunha da Escola de Montanha e serão 25h, em 4 dias sobre ensino de escalada na escola, essecnialmente para esclarecer técnicas de segurança, e estratégias para ensinar técnicas de progressão e evitar acidentes nas aulas. Acompanhem tudo no Facebook da Escola de Montanha.

O clube de montanhismo da arrábida tem nova iniciativa de curso de iniciação no Parque Natural da Arrábida. Sabe mais informação sobre as inscrições através do seu website ou então no Facebook da clube.

A espaços Naturais também tem dois cursos de escalada a acontecer brevemente e podem saber tudo sobre eles no seu website espaçosnaturais.net.

Primeiro com o curso de Escalada desportiva multilargos a 10 e 11 de outubro na Serra da freita.

- Formação esta destinada ao escalador desportivo que já domina bem as técnicas de segurança em vias de um só largo, e que aqui poderá aprender como progredir em paredes de maior altitude.

Depois com o curso de escalada artificial a acontecer em Casal Pianos e no Cabo da Roca.

- Esta formação tem como objetivo dotar os participantes dos conhecimentos necessários para ultrapassar formações rochosas onde apenas os recursos físicos não o permitem fazer. Esta formação de escalada artificial será nos dias 3 e 4 de Outubro, e o formador será Paulo Roxo.

Paulo roxo, que é também o autor do guia “Serra da Estrela – montanhismo e escalada Invernal”, que está prestes a ser lançado.

Este é o primeiro guia que documenta em detalhe os Corredores de neve, Cascatas de gelo e vias de Escalada Mista existentes na Serra da Estrela. Este é um trabalho único que abrange as dificuldades técnicas desde simples ascensões de montanhismo para desfrutar de um belo dia em terreno nevado, passando pelas singulares e verticais escaladas em gelo, até às mais difíceis vias que combinam a neve, o gelo e a rocha. Neste momento, o guia está terminado e pronto para imprimir. Falta no entanto o financiamento necessário para a sua publicação. E então foi criada uma campanha para esse fim.

Para apoiar este projecto, podes comprar antecipadamente o livro (com uma dedicatória personalizada do autor) – e o preço é de 25 euros com portes inscluidos. Sabe mais no facebook oficial do Paulo e da Daniela, onde tens também acesso ao website criado para a divulgação deste guia invernal. No website tens também um PDF como amostra do guia.

Divulga e contribui para que este trabalho desenvolvido pelo Paulo seja uma realidade.

Para finalizar o programa vamos à conversa com o fotógrafo Ricardo Alves que publicou recentemente a sua foto reportagem intitulada “The unlikely climbing crag” sobre escalada na pedreira de Escusa no Alto Alentejo.

Um belo sítio para ir escalar no Alentejo. Obrigado pela Reportagem Ricardo.

Terminamos assim mais um programa. Segue-nos nas nossas redes sociais e visita o nosso website. Eu estou de volta no próximo episodio, ate la fiquem bem, escalem muito.


bottom of page