top of page

2º EP Cursos de Escalada e o Mito Alentejano desvendado!


Olá a todos! No segundo espisódio do Mãos de Resina vamos desvendar o mito alentejano, um projeto de bloco que tem vindo a ser trabalhado por escaladores da região de Sintra, de seguida voamos até aos açores numa reportagem do jornal “açoriano oriental” (o jornal mais antigo do país), mas antes disso, dizemos-te onde e quando te podes iniciar na escalada com segurança, com instrução e supervisão técnica certificada. fica por perto que já te contamos tudo.

Gostavas de te iniciar na escalada, mas não tens ideia de como o fazer? o clube de escalada de braga está de braços abertos para te receber no seu muro de treino, onde podes dar os primeiros passos neste desporto. podes frequentar a 1ª aula grátis, e praticar todas os dias da semana no braga shopping e na Universidade do Minho. Sabe mais informações no facebook do CEB, ou em clubedeescaladadebraga.com.

Podes também fazer cursos de iniciação na rocha com a escola de montanha. Se pretendes fazer formação outdoor, no próximo mês de maio a escola de montanha irá promover vários cursos de escalada para diferentes públicos e níveis. Nelson cunha, director técnico da escola de montanha, conta que os cursos serão de escalada desportiva e clássica com níveis de iniciação, autonomia e aperfeiçoamento. todas as formações são dadas na zona centro do país, nas serras de arada, freita e são Macário, com possibilidade de refeições e estadia. os formadores João animado, Bruno Gaspar, francisco crisanto e Nelson cunha são altamente habilitados e para os contactar basta ires ao facebook da escola de montanha, ou então ao seu website, escola de montanha.com

Se preferes fazer formaçâo de aperfeiçoamento na zona da arrábida, poderás também fazer parte do próximo curso de nível ii promovido pelo clube de montanhismo da arrábida. Este curso destina-se a quem já escala pelo menos grau de dificuldade 5, e as sessões serão de 15 a 17 de maio.

Sabe mais em cmarrabida, ou no facebook oficial do grupo

Neste momento estão a decorrer cursos desenvolvidos por duas outras entidades. Nestes, já não podes participar, mas deixamos-te aqui os conteúdos para que fiques atento à informação porque logo em breve mais cursos irão iniciar. Um deles é o curso da safe (formação e escalada), e conta com formação de níveis 1, 2 e 3. as sessões são dadas entre sintra, e merida e málaga em espanha. a formação é dado por instrutores certificados pelo ipdj e pela u.i.a.a.

outra formação a decorrer é a do clube de atividades de ar livre, sendo este curso apenas de iniciação, ou nível 1. as sessões decorrem no vertical wall em lisboa e em sintra e puerto roque em espanha, e são também certificadas pela u.ia.a. saibam tudo no facebook da caal, ou no website do clube, clube ar livre .org.

convido-te agora a ir pelo atlântico a dentro e voar até aos açores para assistir à reportagem da jornalista dianne costa para o jornal, açoriano oriental. nesta reportagem, ficamos a conhecer um pouco mais acerca da comunidade escaladora da ilha de são miguel, onde a atividade tem atraido cada vez mais praticantes.

para conhecerem mais acerca do que se esta a passar em torno da escalada nos açores, visitem o facebook do nucleo de escalada clube k, ou o website da “associação os montanheiros”, montanheiros.com que também tem facebook. podem também começar a seguir o blog de escalada micaelense, recém criado para mostrar os projetos dos escaladores baresi e jóia. visitem BOULDERMICAELENSE.BLOGSPOT.PT/

de volta ao continente, vamos desvendar o mito alentejano!

mito que prova que o nosso país deve continuar a ser explorado pelas suas potencialidades para a escalada.

à conversa com o mãos de resina, o autor dos videos sobre o mito alentejano, jõao magalhães contou-nos como se foi desenvolvendo este projeto…

obrigado joão pela entrevista e pelas imagens do mito alentejano.

para terminar vamos levar-te até à maia onde o cem, clube de escalada da maia, vai organizar já nos próximos dias 9 e 10 de maio mais uma porva do circuito nacional de bloco da federação portuguesa de montanhismo e escalada. o maia boulder contest, é uma prova com tradição e um nível de escalada que faz valer a pena participar e assistir. não percam! sigam o cem no seu facebook oficial para saberem mais novidades acerca desta prova.

chegamos assim ao final de mais um mãos de resina.

sigam o canal no twitter, onde postamos noticias frequentemente, e no facebook, para acompanharem os nossos episódios cheios de novidades!

podem também subscrever o canal no youtube e também no vimeo.

bottom of page