top of page

4º EP João Évora e o seu caminho até ao 8A


Olá, sejam bem-vindos ao programa. Neste 4º episódio vamos mostrar a evolução na organização de provas de escalada no nosso país, sendo que coisas novas estão a surgir na escalada, divulgamos ainda uma pérola em vídeo do ano de 1992 de escalada no gerês, e temos ainda João Évora, um jovem escalador do Núcleo de Escalada de Soure, à conversa com o Mãos de Resina. Fiquem para ver, até já!

Já conheces o blog ClimbingPortugal? Em climbingportugal.blogspot.pt encontras um trabalho de grande importância para a escalada, sendo uma quantidade enorme de informação sobre acesso aos locais de escalada em Portugal, bem como os graus das vias que aí existem. Tens acesso a croquis de escalada desportiva, clássica e via ferrata, todos com desenho das paredes, identificação colorida das vias e respetivos graus. Podes procurar os guias no mapa interativo bastante bem organizado, ou por zona na lista de locais. Obrigado ClimbingPortugal, a comunidade escaladora em Portugal agradece a dedicação.

O Clube de Montanhismo da Arrábida está a organizar uma atividade de escalada para todos, nos dias 3, 4 e 5 de Julho. O local é na Crista de Zebros em Oleiros, em rocha quartzítica com níveis de dificuldade a rondar o fácil e o médio, entre o III grau e o 6b+, com vias entre os 10 e 40 metros de altura. Poderão fazer as inscrições em cmarrabida.org, e acompanhar o clube no seu facebook oficial.

No mesmo fim de semana, a 4 e 5 de Julho, a Espaços Naturais organiza um workshop de autoresgate na Aldeia da Pena. A segurança faz parte da base da escalada em rocha, onde o domínio dos conteúdos de resgate ou salvamento são essenciais para quem escala vias de vários largos. Este será um workshop prático onde ser irão realizar manobras de cordas de resgate desde desmultiplicações, içagem de companheiro de cordada, subida por corda fixa, nós fundamentais entre outras técnicas. Sabe mais em espaçosnaturais.net ou no facebook.

Agora, SITSTART. Mais concretamente, falamos da brilhante inicativa de Jorge Brás e da criação de podcasts no seu site climbingpt.com. O Jorge tem entrevistado algumas pessoas de relevo neste desporto, mostrando assim o contraste entre as origens e expectativas futuras para a escalada nacional. No poscats número 2 entra em cena Pedro Pacheco, que abriu muitas vias, de largos, em livre e sem “buchas”.

Chateia-o repetirem as suas vias e acrescentarem “buchas” aonde se tinha passado em livre e sobretudo sem falarem com ele primeiro, tal como o preocupa toda a questão do acesso aos espaços naturais e as regulamentações que nos são impostas, na sua opinião desmedidas e aceites de forma passiva. No entanto vê com bons olhos o futuro e acha que as novas gerações continuaram a criar novas vias e novos desafios. Podem ter acesso um vídeo de 1992 de escalada no gerês onde se Podes ver o Pedro Pacheco numa escalada de referência nacional, e também a entrevista na íntegra em climbingpt.com. Obrigado Jorge pelos podcasts.

Passamos agora a um capítulo que o Mãos de Resina considera ser de bastante importância para a evolução da escalada em Portugal, que necessita de evolução e novas ideias para que a escalada seja cada vez mais democratizada e reconhecida como uma modalidade divertida, com grande impacto positivo na vida dos praticantes.

Em julho decorrem duas provas pioneiras no nosso país e que prometem abrir fronteiras e divulgar a modalidade para o grande público pela sua espetacularidade e carácter inclusivo.

Falamos da prova de escalada urbana Urban CLimbing em Esposende e da prova de escalada adaptada em Braga.

O Urban Climbing é organizado pela Aktiv Sports e irá consistir em escalada em 20 spots espalhados pela cidade de Esposende, utilizando essencialmente edifícios e estruturas públicas e comerciais, sendo a execução da prova de elevada espetacularidade, dinamizando assim o centro urbano. Paralelo à prova de escalada existirá ainda um FUN PARK e competição de SLACKLINE aberta ao público. A prova conta com 800 euros de prize Money distribuídos entre os escalões Masculino, Feminino e Júnior.

O Clube de Escalada de Braga, em parceira com a CERCI, está também a ter uma excelente iniciativa de organização da primeira prova de escalada adaptada em Portugal, em Braga na Universidade do Minho. Um ano após o início do projecto a evolução dos utentes é de tal forma positiva a nível físico e emocional que o CEB decidiu alargar o projeto de Escalada adaptada a outras problemáticas. Surge assim esta prova com o apoio da FPME e IFSC, Camara municipal de Braga e Universidade do Minho.

Os escalões dividem-se por tipo de incapacidade sendo A – Intelectual, B – cegueira total, C1 – amputados membro superior e C2- amputados membro inferior e a idade mínima de participação é de 14 anos.

Muitos parabéns aos organizadores e que continuem a criar e a inovar no nosso país!

Para terminar o programa em beleza, temos uma entrevista com João Évora. Ele que venceu no seu escalão a primeira etapa do circuito nacional de Boulder, no Clube de Escalada da Maia, e que com a idade de 14 anos atingiu o grau de 7C, sendo o português mais novo a conseguir tal feito, hoje fala-nos dos seus treinos e aspirações futuras.

Podem seguir o Nucleo de escalada de Soure no seu facebook oficial, onde têm acesso também ao website do clube.

Já sabes que nos podes seguir no twitter e facebook,e também subscrever os nossos canais no vimeo e youtube.

Estamos sempre disponíveis para responder a sugestões ou críticas através do nosso website maosderesina.wix.com/escalada, onde também podes saber mais acerca deste projeto. Eu volto no próximo episódio, até lá, escala muito!


bottom of page